04 outubro 2011

QUALIFICAÇÕES AGORA SÓ COM CURSO TÉCNICO

ATENÇÃO CANDIDATOS E PROFISSIONAIS CERTIFICADOS!
30/09/2011
Fixado período de transição para candidatos à certificação

Alinhada às políticas nacionais de melhoria da capacitação dos profissionais, o Conselho e o Bureau de Certificação fixaram as regras de transição para a exigência da formação técnica de nível médio aos candidatos à certificação.
A medida, anunciada desde 2008, entrará em vigor a partir de janeiro de 2012 terá dois anos de transição para os candidatos poderem se adaptar às novas regras.
Confira a principal mudança que entrará em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2012:
O candidato a Nível 2 sem formação técnica de nível médio deverá obrigatoriamente prestar um exame de nivelamento para, em seguida, iniciar o processo de certificação.
Para fomentar e reforçar a importância do nível técnico, a Associação promoverá uma ampla campanha nas escolas para incentivar os jovens a ingressar no mercado de END, bem como aos próprios profissionais já certificados para buscarem seus diplomas de técnicos.
Exame de nivelamento
Aos candidatos que não apresentarem o certificado de conclusão de curso de técnico de nível médio, a Abendi aplicará um exame de nivelamento com o intuito de identificar e comprovar se os candidatos estão aptos para iniciar o processo de certificação.
Estes exames serão aplicados de forma regular e estão sendo programados para o calendário de “aplicação de exames” do SNQC 2012. As datas e locais de aplicação serão em breve divulgados.

Cursos de Nivelamento  
Com o intuito de auxiliar o candidato na sua qualificação, a Abendi já disponibiliza cursos de nivelamento presencial e a distância indicado a iniciantes. O treinamento tem como objetivo  preparar o candidato ao exame de nivelamento e transmitir os conceitos básicos dos métodos de END, processos de fabricação, desenhos técnicos, matemática, segurança e meio ambiente, vasos de pressão, tubulações, caldeiras etc.
Mais informações sobre os cursos da Abendi, entre em contato através do e-mail cursos@abendi.org.br.
Cursos técnicos – modalidades aceitas pelo Bureau de Certificação:
Tabela do CONFEA, resolução 473, de 2009 - Técnico de Nível Médio

O Bureau de Certificação já identificou e disponibilizou no site da Abendi a relação de cursos técnicos de nível médio que serão aceitos, entre eles:

Automação Industrial
Máquinas Navais
Petróleo e Gás
Automobilística
Materiais
Proteção Radiológica
Construção de Máquinas e Motores
Mecânica
Qualidade e Produtividade
Construção Naval
Mecânica de Precisão
Química
Eletromecânica Técnica
Mecatrônica
Siderurgia
Eletrotécnica
Metalurgia
Soldagem
Estruturas Navais
Metrologia
Técnico Naval
Fundição
Mineração
Tecnologias Finais do Gás
Manutenção de Aeronaves
Montagem e Manut. de Sistemas de Gás
Usinagem Mecânica
Máquinas
Operações de Reatores
 Máquinas e Motores
Perfuração de Poços

Todos os processos de certificação iniciados até o dia 31 de dezembro de 2011 serão conduzidos de acordo com a sistemática anterior à regra da exigência técnica.