11 janeiro 2011

FBTS - QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DO INSPETOR DE SOLDA N1

Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Inspetores de Soldagem oferece dois níveis de qualificações (Níveis 1 e 2) que visam atender diversos segmentos industriais: petróleo-petroquímico, naval, metal-mecânico entre outros.
O processo de certificação compreende basicamente no atendimento aos requisitos de escolaridade, experiência profissional, treinamento e um exame de qualificação composto de provas teóricas e práticas, conforme especificada na norma NBR 14842 - Critérios para a qualificação e certificação de Inspetores de Soldagem.
A certificação é válida por cinco anos, desde que atendidos os requisitos de manutenção de 30 (trinta) meses. Após este prazo a certificação pode ser renovada por igual período desde que o Inspetor de Soldagem complete, com sucesso, o exame simplificado.
A estrutura organizacional do Sistema compreende em um Conselho, constituído de representantes de associações de classe e empresas, um BUREAU, orgão executivo do Sistema e os Centros de Exames de Qualificação - CEQUAL. Hoje existem os seguintes centros de exames reconhecidos para a aplicação dos exames de qualificação e de recertificação:
  • CEQUAL/SENAI-CETEC DE SOLDA (Rio de Janeiro) - Exame de Qualificação de Nível 1 e de Nível 2 nas normas AWS D1.1 e ANSI B31.3 - Rua São Francisco Xavier, 601 - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ.
  • CEQUAL/SEQUI-PB (São José dos Campos) - Exames de Qualificação Nível 1 e de Nível 2 nas normas AWS D1.1, ANSI / ASME VIII DIV 1 , ANSI / ASME VIII DIV 2, ANSI B31.1, ANSI B31.3, ANSI B31.4, ANSI B31.8, API 1104, API 650. - Rod. Pres. Dutra km, 143 - São José dos Campos - SP.
  • CEQUAL/SEQUI-PB (Paraná) - Exames de Qualificação de Nível 1 - Rodovia do Xisto BR 476 Km 16 Município de Araucária - PARANÁ - Cep: 83700-970 - entrada pela portaria PV-A.
  • CEQUAL/SENAI-ACR (CONTAGEM) - Exames de Qualificação de Nível 1 - Av. Sócrates Mariane Bitencourt, 711 - CINCO - Contagem - MG.
  • CEQUAL/SENAI-CIMATEC (Salvador) - Av. Orlando Gomes, 1845 - Piatã - Salvador- BA
NOTA:

Os Inspetores de soldagem relacionados na listagem da FBTS encontram-se em situação regularizada. As informações são atualizadas periodicamente.
O certificado atesta que o profissional possui habilidades e competências aceitáveis para o exercício de suas atividades no nível para o qual foi qualificado. A FBTS se exime de todas e quaisquer responsabilidades por danos ou prejuízos que venha a ser causados pelo profissional certificado no exercício de suas funções.
A acreditação da FBTS foi baseada nos requisitos da norma NBR 17024 do INMETRO, órgão credenciador brasileiro.

Informamos aos candidatos ao exame de qualificação para inspetores de soldagem níveis 1 e 2, que as cópias do Certificado de Treinamento, do Documento de Escolaridade, da Experiência Profissional (carteira de trabalho ou contrato de autônomo complementados ou não por declaração da empresa) e da Identidade, DEVEM SER AUTENTICADOS.
GUIA DO CANDIDATO REVISÃO 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário